Home / Acontece / Textos e Reflexões

O QUE A PÁSCOA REPRESENTA PARA OS CRISTÃOS?

Introdução:
 Estamos no feriado de Páscoa.
 Desejamos “boa páscoa” aos amigos e recebemos os mesmos votos!
 As escolas, empresas e shopping centers ficam enfeitados e adornados com o coelho, cenoura e chocolates.
 Aliás, Chocolates é o que não falta nesta época!
 Mas o que tem a ver coelho com chocolate?
 Páscoa com coelho?
 E mais ainda: o que isso tudo tem a ver com a igreja de Cristo???

  1. Como surgiu a Páscoa? Êxodo 12.1-28
     O contexto:
    o O povo vivia como escravo no Egito, desde o Faraó que não conhecia José
    o Deus ouviu a aflição do seu povo – Ex 3:7-10
    o Ele envia Moisés como libertador do povo (tipo de Cristo)
    o Deus envia dez pragas.
    o A décima praga era a morte dos primogênitos
    o Cada família deveria observar a páscoa naquela noite: ervas amargas, um cordeiro, sangue nos umbrais
    o O anjo passava e via o sangue, deixando viver o primogênito.
    o Esse é o sentido literal da Páscoa: pessach (passar por cima ou passar por alto)
    o O sentido da páscoa é a libertação (do Egito, da escravidão, da opressão)
     Quem estabeleceu a páscoa? O próprio Deus (12.1) no dia em que os hebreus saíram do Egito.
     Como seria comemorada a Páscoa? (12:3-11)
    o No décimo dia do primeiro mês cada família deveria tomar um cordeiro (se o número da família fosse pequeno, deveria ser juntamente com a família vizinha)
    o O cordeiro deveria ser sem mácula, macho de um ano e guardá-lo até o décimo quarto dia
    o O cordeiro deveria ser sacrificado à tarde, no ajuntamento da congregação de Israel.
    o O sangue seria, naquela primeira páscoa, colocado nos umbrais da porta da casa onde fosse comido, a fim de que o anjo do Senhor passasse de largo e não tirasse a vida do primogênito daquela casa. (EXPIAÇÃO DE PECADOS)
    o O cordeiro deveria ser comido com pães sem fermento (asmos), em um caldo de ervas amargosas.
    o O cordeiro deveria ser comido apressadamente, com as pessoas em pé e vestidas para partir.
    o O povo comeria pães asmos durante sete dias e não poderia existir na casa nada que possuísse fermento.
    o No primeiro dos sete dias haveria santa convocação (reunião do povo) e no último dos sete dias também.
  2.  Qual era o objetivo da Páscoa? (12:14 e 25-27)
     A Páscoa é um memorial, cujo objetivo é a recordação permanente ao povo hebreu de que Deus os havia libertado da escravidão do Egito.
  3.  Quem deveria participar da Páscoa? 12:43-48
    o Era uma comemoração cuja participação de estrangeiros era terminantemente proibida e quem insistisse em participar tinha que se tornar israelita submetendo-se ao ritual da circuncisão
  4.  Por que Jesus participou da Páscoa? Marcos 14:12-18Jesus participou destas comemorações durante a sua vida, porque, tendo nascido através de Maria, era considerado judeu.
     Obediente ao Pai, praticava o memorial que havia sido estabelecido para o seu povo.
     Ele cumpriu toda a lei.
     A Páscoa era um tipo, um símbolo, um significado, sombra do que viria. Cristo é a realidade, a coisa simbolizada, o significante.
     Jesus é o verdadeiro cordeiro pascal (João 1:29) que enfrentou o amargo do castigo para nos libertar.
     O sangue de Jesus Cristo nos liberta de todo o pecado (1 João 1:7)
     Jesus celebrou a páscoa com os seus discípulos pela última vez (Mc 14:12-18)
    o Ele cumpre os elementos da Páscoa judaica (ele e seus discípulos eram judeus)
    o Ele cumpre fielmente aquele ato profético (era aquela a semana em que ele morreria)
    o Ele muda totalmente o significado da Páscoa. Na verdade ele extingue a Páscoa e dá uma nova ordenança: a Ceia do Senhor
     No lugar de ervas amargas (tristeza e sofrimento), vinho (alegria)
     No lugar do pão sem fermento e do cordeiro assado, o pão que significa o seu corpo dado por nós.
     No dizer do Pr. Alexandre Aló: “Ele substituiu o pão apressado pelo pão da esperança” pois ao comermos a Ceia do Senhor anunciamos a sua volta.
     Esse é o novo memorial.
     Durante a última Páscoa e a primeira Ceia do Senhor, Jesus estava prestes a cumprir sua missão: morte de cruz (vicária e expiatória) e ressurreição (vitória total).
  5. O que os cristãos têm a ver com a Páscoa?
     Os cristãos não judeus não têm nada a ver com a páscoa. Somos estrangeiros e, como tais, somos até mesmo proibidos de comemorarmos a festa dos pães asmos.
    o Conforme o que Deus determinou, os homens teríamos que nos circuncidarmos e nos tornarmos judeus para participar.
     Agora preste atenção ao que diz o João, o apóstolo, que sendo judeu, mas escrevendo a cristãos gentios, deixa claro que a páscoa é a festa dos judeus:
    “E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.” (Jo 2:13)
    “A páscoa, a festa dos judeus, estava próxima.” (João 6:4)
    “E estava próxima a páscoa dos judeus, e muitos daquela região subiram a Jerusalém antes da páscoa para se purificarem. (João 11:55)
    o É importante lembrar que João foi o último apóstolo a morrer, e escreveu o seu evangelho por volta do ano 90 d.C. quando já estava bem claro o que era judaico e o que era cristão, ou o que era da velha aliança e da nova aliança.
     Então, o que nós, os cristãos, comemoramos???
    o Na sua última comemoração da festa dos pães asmos (v. 12), em determinado momento Jesus estabeleceu uma comemoração para os seus discípulos, substituiu a comemoração da libertação do Egito pela comemoração da libertação do pecado através do seu próprio sacrifício.
    o Por isso o apóstolo Paulo afirma que Jesus é a nossa páscoa (1Coríntios 5:7).o Jesus estabeleceu um Novo Testamento (novo pacto, nova aliança) para aqueles que cressem nele como Salvador.
    o Substituiu a comemoração e os elementos da comemoração.
    o Os elementos passaram a ser somente o pão e o vinho, representando o seu sacrifício físico e o seu derramamento de sangue para a remissão do nosso pecado.
    o No dizer de Paulo, Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado por nós. Ato consumado (Tetelestai).
     Comemoramos, então a libertação que Cristo nos deu face à escravidão do pecado e da condenação eterna. Comemoramos sua morte e ressurreição, que nos dá salvação.
     Agora, uma pergunta muito importante: quando é que comemoramos a ressurreição de Jesus?
    o Apenas no “domingo da ressurreição” ou “domingo de páscoa”? Não!!!
    o Todos os domingos, dia do Senhor (dies Dominicus), o dia em que o Senhor Jesus ressuscitou!!!
    o Por que celebrar a ressurreição, ou desejar “feliz páscoa” um domingo por ano? Qual a base bíblica disso? Nenhuma! Isso é uma tradição católica, sincretismo religioso, tradicionalismo não bíblico.
     A igreja passou a se reunir aos domingos, para celebrar a ressurreição de Jesus. leia Mt. 28.1; Mc 16.2; Mc 16.9; Lc 24.1; João 20.1; Atos 20.7; 1Co 16.2; Ap 1:10.
     Mas sua atuação missionária (anunciar a mensagem do evangelho) era todos os dias.
  6.  Por que, então, muitos cristãos da atualidade, inclusive batistas, comemoram a páscoa?  Na realidade os cristãos não devem comemorar a páscoa, como foi estabelecida por Deus no AT, e já vimos acima.  A semana “chamada santa” é uma atividade do calendário católico romano, que não tem nenhuma base bíblica. Não devemos observá-lo, como não observamos o carnaval e a quaresma. Tudo isso é misticismo católico. o Como parte da quaresma e da penitência, a Igreja Romana, impõe sacrifícios como não comer carne vermelha. Daí o costume de comer peixe na semana santa. o Pergunto: o que isso tem a ver conosco, os crentes? Há alguma base bíblica para eu comer apenas peixe na semana “santa”??? Isto é tolice e ignorência bíblica.  Ovos de páscoa, por exemplo, é um costume totalmente pagão! o Coelhos, como símbolo de fertilidade (prosperidade) é outro símbolo totalmente pagão! o Com o avanço da Igreja Romana pelo mundo pagão, e a adaptação de costumes pagãos a costumes pseudo-cristãos, atribuiu-se ao ovo um símbolo da ressurreição de Cristo, e isto porque se trocou o significado da Páscoa como se fosse a comemoração da ressurreição de Cristo, o que não tem respaldo bíblico algum. o Os ovos de chocolate vieram dos franceses que recheavam ovos de galinha esvaziados com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa. Os ovos totalmente de chocolate começaram a ser fabricados no século XIX.   O coelho da páscoa é outro elemento de origem pagã. Vejam o que encontramos a respeito no site Brasil Escola: “Na Europa, os povos germânicos, que habitavam a região norte – atualmente, a Alemanha –, possuíam uma narrativa mítica sobre uma deusa da fertilidade cujo nome era Ostara. O coelho era símbolo do culto a essa deusa, posto que, passado o inverno e tendo início o período da Primavera (estação que simboliza o “renascimento”, a floração, a fertilização), os coelhos eram, com frequência, os primeiros a saírem de suas tocas e começarem a reproduzir-se. Aos coelhos, símbolos de Ostara, as tradições rituais germânicas associaram a prática de entrega de ovos de aves pintados com tintas para as crianças. Essa prática valia-se do subterfúgio da “caça do coelho”. No momento em que iam caçar os coelhos, as crianças encontravam, escondidos nos campos, os ovos adornados. A cidade de Ostereistedt, na Alemanha, leva esse nome em razão da referência a essa prática. No período da Idade Média, o culto à Ostara e à estação da Primavera logo passou a ser associado à Ressurreição de Cristo, em face da cristianização dos povos bárbaros. No entanto, a assimilação do mito germânico pelo cristianismo não implicou a abolição total dos ritos a ele associados. A prática da entrega de ovos passou a ser relacionada, portanto, à Páscoa, e não mais à deusa Ostara. (SINCRETISMO) Com a leva de migrações alemãs para o continente americano, essa prática generalizou-se. Os mais antigos registros sobre a lenda alemã do coelho que traz os ovos para as crianças datam de 1678.
  7. Conclusão
     O crente em Cristo não tem nem deve comemorar a páscoa. É uma comemoração do povo hebreu, com significado somente para eles. A comemoração do crente em Cristo é a Ceia do Senhor, que relembra sua morte e ressurreição, até que Ele venha.
     Se Jesus substituiu a páscoa pela Ceia, porque insistirmos em comemorarmos o que não temos que comemorar?
     Jesus morreu e ressuscitou durante a páscoa dos judeus, como cumprimento final. Está cumprido. De uma vez por todas. A nossa celebração é a ressurreição e não a páscoa.
     Devemos comemorar a ressurreição de Jesus todos os domingos, o Dia do Senhor, no ajuntamento da igreja, o Corpo de Cristo (e não apenas um domingo por ano, chamado “domingo de páscoa” ou “domingo da ressurreição”).
     Devemos cumprir a nossa missão todos os dias, anunciando as boas novas de salvação em Cristo que morreu e ressuscitou. Que esta seja a nossa maior prioridade aqui na terra.

 

Autor: Pr. Samuel Mouta

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO

Ver todos os textos e reflexões.