Home / Acontece / Textos e Reflexões

A ARMADILHA DA TERNURA

 

“Aconteceu novamente. Outro pastor caiu. Foi um homem de boa doutrina com mais de vinte anos de ministérios fiel, um homem cuja piedade e fidelidade doutrinaria eram amplamente reconhecidas. Como isto aconteceu? Onde ele errou? E como você e eu podemos evitar os mesmos passos desastrosos?

Na verdade, esse pastor não cometeu adultério. Ele era e é feliz em seu casamento. Ele não estava à procura de excitação nem de satisfação sexual. Ele simplesmente caiu na “Armadilha da Ternura” e ficou envolvido emocionalmente com uma das mulheres que aconselhava.

O pastor se tornou o líder espiritual que o marido da mulher nunca foi. O pastor ganhou um senso de satisfação pelo seu sucesso por conduzi-la no encorajamento e mais perto do Senhor. Enquanto progride, ambos começam ter pensamentos que deveriam alertá-los. O pastor percebe-se gostar de ter a aconselhada dependente de seu conselho e apoio. Aguardam ansiosamente pelos encontros de aconselhamento. Não há intensão de relacionamento romântico, mas existe certo envolvimento. Assim, o pecado que o levou a ruína é um ponto culminante de um processo (Tg.1.14-15). Ao fazê-lo, ultrapassou alguns limites e não é mais irrepreensível.

Como evitar a armadilha da ternura.

1 – Não confie em você mesmo. Lembre-se mulheres são propensas a se apaixonar por homens carinhosos, sensíveis e bondosos.

2 – Estabeleça regras rigorosas - e as cumpra. Explique as regras á aconselhada e evite lugar isolados e contato físico.

3- Respeite o relacionamento conjugal de sua aconselhada. Se a mulher tem problemas em seu casamento, o marido também deveria estar presente para o aconselhamento.

4- Envolva outras mulheres no aconselhamento de mulheres. Tito 2.3-5 afirma que as mulheres mais velhas são qualificadas de maneira singular para ajudar mulheres mais jovens a serem esposas e mães piedosas.

5- Coloque-se sob prestação de contas continua. Mantenha sua esposa e seus companheiros de liderança a par das suas sessões de aconselhamento e do assunto geral tratado.

 

Para aqueles que caíram: A maioria dos homens permanece em pecado até ser pego. Em geral quando confrontado sobre a situação comprometedora, inicialmente há uma negação ou uma minimização. O melhor a fazer é confessar, aceitar as consequências, e submeter a disciplina. Encontre conforto no perdão de Deus (Sl 51). Deus o usará de outras maneiras no futuro.

 

Para aqueles que não caíram: Qual é o seu alvo no ministério? Que seja como o de Paulo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé". (2 Timóteo 4:7)

 

Autor: Jim Newheiser 

Coletâneas de Aconselhamento Bíblico vol. 04 (Resumo)

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO

Ver todos os textos e reflexões.