Home / Acontece / Textos e Reflexões

Família, uma ótima ideia!

 

 

“Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a Terra.”

Gn 1.26

 

Quem poderia ter uma ideia tão fabulosa - e por que não dizer ótima - de criar a FAMÍLIA?

 

A família é projeto de Deus, por isso é uma ótima ideia! A família não é uma invenção humana. Homem e mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus. A família é a primeira instituição estabelecida pelo Criador.

 

A família tem um propósito magnífico: glorificar a Deus refletindo e espalhando Sua imagem sobre toda a Terra.

 

É dentro de casa, na família, principalmente para com os filhos, que os valores, a moral, as bases emocionais e a vida espiritual são construídas! É no lar, no seio da família, que as pessoas têm seus modelos de relacionamentos desenvolvidos com o próximo, com a sociedade e com Deus! É na família, no ambiente do lar, que elaboramos nossas primeiras convicções e nossa ética.

 

Mas... Família, uma ótima ideia?

 

Se a família é uma ótima ideia de Deus, por que tantos desacordos, separações, divórcios, ajuntamentos de corpos e de gênero? Por que temos filhos abandonados, crianças em situação de risco, violência, prostituição, aborto, pornografia, homossexualidade e tantos outros males que ferem a imagem de Deus e da família? Será que Deus errou? Ou foi o ser humano que deixou de obedecer a Deus desde o princípio da criação?

 

O fato de termos tantos males no mundo não nega também o fato de que a família é uma ótima ideia!

 

O propósito de Deus para a família é vivenciado quando andamos da maneira que o Criador designou. Deus disse que o padrão no casamento é: homem e mulher (Gênesis 1.26). Deus deixou estabelecidos na Bíblia os papéis do pai, da mãe e dos filhos no relacionamento familiar para que haja harmonia e paz (Efésios 5 e 6). Na Bíblia, o princípio da mutualidade cristã deve ser aplicado na família. Na expressão “uns aos outros”, aprendemos que devemos: amar, acolher, não ferir, não julgar, suportar, perdoar, sujeitar, consolar, estimular, servir e tantos outros verbos “uns aos outros” (Jo.13.35; Rm.12.10; 14.13; 15.7; Ef.4.2, 5.21; Cl.3.13; I Ts.4.18; Hb.10.14; I Pe.1.4.10). 

 

Não sejamos somente ouvintes, mas praticantes da Palavra de Deus!

 

Você ainda tem alguma dúvida se a família é uma ótima ideia de Deus? Valores, princípios, espiritualidade, ética, moralidade, educação, relacionamentos, casamento e filhos saudáveis são construídos e desenvolvidos na primeira instituição criada por Deus que pratica a sua Palavra.

 

Quanto mais a instituição da família, tal como concebida por Deus, é atacada, menosprezada, desmoralizada ou desacreditada, mais padece a sociedade, mais se empobrecem os valores morais e o caráter do Homem!

 

Família, uma ótima Ideia!  Insista, persista, restaure... acredite!

 

Pr. Sandro Pereira

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO

Ver todos os textos e reflexões.