Home / Acontece / Textos e Reflexões

8 DE DEZEMBRO: DIA DA FAMÍLIA

“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. ” Salmos 127.1

 A dimensão que provavelmente mais afeta a vida do missionário é a familiar.

A família e estar em família deve ser o porto seguro, um bálsamo de refrigério e de contentamento no final de um dia de trabalho.

No caso do missionário e dos líderes eclesiásticos de tempo integral de ministério, isso é ainda muito mais intenso, pois a rotina de trabalho e o final do dia, pode significar o mesmo ambiente. Como anda sua família?

Em família somos o que realmente somos. Se existem máscaras, em família ela não é sustentada. No lar o coração é exposto com mais transparência. Todo missionário deve buscar no Senhor ser uma família saudável.

 

O que é uma família saudável?

 A família saudável lida bem com a maioria das adversidades que podem surgir. Uma boa dinâmica familiar cria um ambiente para vencer os desafios. Um Lar saudável não é um lar sem problemas, mas sim um lar onde as pessoas sabem identificar os problemas e procuram resolve-los. Um lar onde os pais se amam demonstrando cumplicidade, aceitação e respeito mútuo, e por sua vez, proporciona segurança aos filhos, constroem relacionamentos com cada um dos filhos e nutrem o fluir dos relacionamentos entre irmãos. Um lar onde as pessoas se sentem ouvidas, acolhidas, respeitadas, desafiadas, corrigidas em amor (MACEDO, 2011, p.12).

Nossa família é o grupo mais poderoso ao qual sempre vamos pertencer. Mesmo os que saem de casa como jovens adultos, determinados a romper com a história de sua família, logo descobrem que o jeito de sua família levar a vida o seguem aonde eles vão (SCAZZERO, 2013, p.122).

A família é o primeiro ministério do missionário. Dessa forma, é imprescindível estar atento a todas as coisas que afetam a vida conjugal e a vida dos filhos no campo missionário.

Temos o exemplo de Josué que nos aponta que cada líder deve escolher a quem servir:  “Mas, se vos parece mal cultuar o SENHOR, escolhei hoje a quem cultuareis; se os deuses a quem vossos pais, que estavam além do Rio, cultuavam, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Mas eu e minha casa cultuaremos o SENHOR.” Josué 24.15

Parece fácil responder a essa afirmação de Josué, dizendo: “Eu e minha família cultuaremos (serviremos) ao Senhor...”. Porém, para nossa reflexão:

Será que muitas vezes nosso trabalho e ministério está sendo cultuado e servido muito mais do que o Senhor da obra?

 

Nos ajude Pai, sermos uma família saudável tendo um ministério abençoador, como fruto de uma vida familiar que priorize a Deus.

Seja o Senhor o construtor e a proteção de nosso lar.

 

 

SANDRO FERNANDES PEREIRA

Ver todos os textos e reflexões.